Página anterior Próxima página

RELATÓRIO
ANUAL
2014

 

Perfil Corporativo

Fundada em 1953, são mais de 60 anos de história em que a Liquigás Distribuidora S/A, atua no engarrafamento, distribuição e comercialização de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) e correlatos. É líder no mercado de botijões 13kg e a segunda maior distribuidora de GLP no País.

Suas atividades são segmentadas em duas áreas de negócios: Envasado e Granel. Na primeira, atende mensalmente mais de 8,5 milhões de residências, oferecendo soluções que abrangem variados tamanhos de embalagens para o uso doméstico. Na área de GLP Granel, fornece produtos e serviços a mais de 21 mil clientes, incluindo diversos setores da indústria, comércio, agricultura, pecuária, aviários, condomínios e hotéis.

A companhia conta com extensa cobertura geográfica, com operações nos Estados brasileiros em quase sua totalidade e no Distrito Federal (exceto no Amazonas, Acre e Roraima). Possui também relevante capilaridade de distribuição, viabilizada por uma rede composta por cerca de 4.900 revendedores autorizados.

A estrutura administrativa e operacional da companhia abrange 46 unidades operacionais, que compreende um conjunto de 23 Centros Operativos, 17 Depósitos, 01 Base de Armazenagem e Carregamento Rodoferroviário, e 05 Unidades de Envasamento e Carregamento instaladas em plantas de terceiros, além de sua sede em São Paulo. Também é sócia, com participação acionária de 31%, da Utingás Armazenadora S/A, coligada que possui unidades de armazenagem nas cidades de Santo André (SP) e Araucária (PR).

Organizada sob a forma de sociedade anônima de capital fechado, a Liquigás passou a fazer parte do Sistema Petrobras em 2004 quando foi adquirida pela Petrobras Distribuidora S/A, e em 2012, após reorganização societária, tornou-se subsidiária direta e integral da Petróleo Brasileiro S/A Petrobras.

Produtos e Serviços

Envasado

Segmento direcionado aos consumidores domésticos, no qual a Liquigás atua desde a sua fundação. Para atender a este público e às diferentes necessidades que apresenta, o GLP é comercializado em botijões com capacidade de 5, 8, 13, 20, 45 e 90kg.

A atuação da companhia nesse setor tem sido marcada por constantes inovações em seus produtos. Embora o tradicional botijão de 13kg (P-13) ainda seja o mais utilizado nas residências, a Liquigás tem desenvolvido e oferecido produtos que visam acompanhar as mudanças nos hábitos e costumes da sociedade brasileira, apresentando opções de recipientes com quantidades e custos menores, intercambiáveis, que permitem ao consumidor trocar um vasilhame por outro de maior ou menor quantidade de GLP, pagando apenas pelo volume carregado no botijão. O serviço está disponível em todos os Estados em que a Liquigás atua, exceto em Alagoas.

O portfólio de produtos da Liquigás no segmento de Envasado, além das embalagens de tamanhos diferentes, inclui ainda botijões de material diferenciado. A companhia oferece botijões com alça e base de polímero, mais leves e fáceis de serem manuseados e o LEV – botijão feito de polietileno de alta densidade que se encontra em fase de teste de utilização.

Granel

Neste segmento, o público-alvo são indústrias, estabelecimentos comerciais, hospitais, hotéis, condomínios, empresas do agronegócio, entre outros clientes. Em 2014, a área granel atendeu a mais de 21 mil clientes, além dos mais de 37 mil consumidores diretos residenciais e comerciais atendidos pelo serviço de Medição Individualizada.

Atuando com GLP a Granel desde 1966, a Liquigás tem se diferenciado, com tecnologia e inovação, traduzidas por serviços e soluções personalizadas. Exemplos, nesse sentido, são:

Purogas: gás propelente livre de impurezas, odor e umidade, desenvolvido para atender ao mercado de aerossóis, em especial aos segmentos que exigem alto grau de qualidade e limpeza, como o farmacêutico e de cosméticos;

Gás Natural Sintético: solução de alta tecnologia que utiliza GLP com ar comprimido, mistura que possui as mesmas características de queima do Gás Natural, permitindo que os clientes utilizem qualquer um dos dois combustíveis no mesmo equipamento sem a necessidade de intervenção operacional;

Skid Station: central móvel de GLP onde todos os componentes necessários para viabilizar o fornecimento do produto são montados em uma estrutura metálica, permitindo seu transporte;

Gas Station: sistema móvel de reservatórios de GLP usado no reabastecimento de cilindros especiais fixos em empilhadeiras;

Faturamento Móvel: sistema de emissão de notas fiscais de vendas e boletos para pagamento no ato da entrega do produto;

Medição Individualizada: serviço que permite a leitura individual de cada unidade de um condomínio, com emissão, no ato da leitura, do demonstrativo de consumo, já com o código de barras para pagamento, conferindo ao processo agilidade e comodidade para os consumidores.

Mercado de Atuação

O GLP é considerado uma fonte de energia essencial para a população brasileira, amplamente adotada em residências, estabelecimentos comerciais, na indústria e no agronegócio. Para ter uma ideia de sua importância, o GLP é utilizado diariamente no preparo das refeições em 53 milhões de lares de todas as classes socioeconômicas. É distribuído em 100% dos municípios do Brasil (5.570 municípios), abrangendo 95% dos domicílios, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), chegando inclusive a rincões em que não há luz elétrica ou saneamento básico.

Pela relevante adesão da sociedade a esse tipo de energia, o GLP contribui para o progresso socioeconômico e o desenvolvimento sustentável do País. É uma atividade importante na geração de empregos, mantém ativos cerca de 350 mil postos de trabalho diretos e indiretos. Por outro lado, desempenha importante papel na preservação ambiental, já que é um combustível de elevado rendimento energético e combustão eficiente com baixa emissão de resíduos.

Atuam no mercado brasileiro de GLP 22 distribuidoras e aproximadamente 53 mil revendedores. A forma mais comum de comercialização do produto no varejo é o botijão de 13kg (popularmente denominado gás de cozinha) destinado ao uso doméstico, que responde por 71% do consumo no País. O segmento Granel é o segundo maior mercado, utilizado principalmente pelas indústrias de siderurgia, cerâmica, fundição, papel e celulose, têxtil, vidro, entre outros setores.

Ambiente Competitivo e Posicionamento de Mercado

O GLP concorre principalmente com a lenha utilizada para cocção e com a energia elétrica utilizada para o aquecimento de água nos segmentos doméstico e comercial, além do gás natural na atividade industrial.

Uma das características do mercado de GLP é a concentração das atividades em um número reduzido de empresas. Atualmente, das 22 distribuidoras cadastradas na ANP apenas quatro são responsáveis por mais de 85% do abastecimento, dentre as quais a Liquigás.

Mesmo com essa elevada concentração e concorrência, a Liquigás tem mantido sua liderança no mercado de botijões de até 13kg, com 24,0% do mercado total, além de se destacar como segunda maior distribuidora do mercado total de GLP.

Dois importantes diferenciais da Liquigás têm contribuído para esse desempenho: a abrangência da sua rede de revendas e seu amplo portfólio de produtos e serviços.

No segmento Envasado, por exemplo, os botijões menores de 5 e 8kg representam atraente opção para famílias de baixa renda ou com menor número de pessoas. Além de ser um interessante nicho de atuação, é uma forma de contribuir para a promoção da inclusão social, já que as características desses produtos permitem que sejam adquiridos por um tíquete de valor mais acessível.

A diferenciação da Liquigás, no segmento Granel, se dá pela constante oferta de novos produtos e soluções customizadas para geração de energia eficiente, tendo em seu portfólio produtos e serviços como o Purogas (gás propelente para a indústria de aerossóis), o Gás Natural Sintético (aplicação do GLP como backup ao Gás Natural), e a Medição Individualizada (serviço que elimina o rateio das contas em condomínios residenciais e comerciais).

A companhia se beneficia da sinergia com as demais empresas do Sistema Petrobras como, por exemplo, através do fornecimento de GLP a granel utilizado em instalações próprias e em lojas de conveniências, na instalação de gaiolas para a venda de botijões em postos de revenda de combustíveis, além de contar com o endosso da marca Petrobras para seus produtos e serviços.

Evolução do Market Share

Evolução do Market Share

Missão, Visão e Valores

Missão

Engarrafar, comercializar e distribuir GLP e correlatos atendendo às expectativas dos clientes com competitividade, rentabilidade e responsabilidade social e ambiental.

Visão

Ser a líder de mercado, atuando de forma inovadora visando a ampliação do mercado e a disseminação da marca Petrobras.

Valores

Com o objetivo de atingir suas metas estratégicas, a Liquigás mantém-se alinhada aos Valores do Sistema Petrobras, compartilhados por todo o quadro funcional da companhia. São eles:

Desenvolvimento Sustentável, Integração, Resultados, Prontidão para Mudanças, Empreendedorismo e Inovação, Ética e Transparência, Respeito à Vida, Diversidade Humana e Cultural, Pessoas, Orgulho de ser Petrobras.



avançar retornar
Clique nos itens de valores para ver a descrição ou use as setas para navegar.
Orgulho de ser Petrobras

Nós nos orgulhamos de pertencer a uma empresa brasileira que faz a diferença onde quer que atue, por sua história, suas conquistas e por sua capacidade de vencer desafios.

Saiba mais
Pessoas

Fazemos das pessoas e de seu desenvolvimento um diferencial de desempenho da Petrobras.

Saiba mais
Diversidade Humana e Cultural

Valorizamos a diversidade humana e cultural nas relações com pessoas e instituições. Garantimos os princípios do respeito às diferenças, da não discriminação e da igualdade de oportunidades.

Saiba mais
Respeito à Vida

Respeitamos a vida em todas as suas formas, manifestações e situações e buscamos a excelência nas questões de saúde, segurança e meio ambiente.

Saiba mais
Ética e Transparência

Nossos negócios, ações, compromissos e demais relações são orientados pelos Princípios Éticos do Sistema Petrobras.

Saiba mais
Empreendedorismo e Inovação

Cultivamos a superação de desafios e buscamos incessantemente a geração e implementação de soluções tecnológicas e de negócios inovadoras que contribuam para o alcance dos objetivos estratégicos da Petrobras.

Saiba mais
Prontidão Para Mudanças

Estamos prontos para mudanças e aceitamos responsabilidade de inspirar e criar mudanças positivas.

Saiba mais
Resultados

Buscamos incessantemente a geração de valor para as partes interessadas, com foco em disciplina de capital e gestão de custos. Valorizamos e reconhecemos, de forma diferenciada, pessoas e equipes com alto desempenho.

Saiba mais
Integração

Buscamos maximizar a colaboração e a captura de sinergias entre equipes, áreas e unidades, assegurando a visão integrada da Companhia em nossas ações e decisões.

Saiba mais
Desenvolvimento Sustentável

Perseguimos o sucesso dos negócios com uma perspectiva de longo prazo, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social e para um meio ambiente saudável nas comunidades onde atuamos.

Saiba mais