Página anterior Próxima página

RELATÓRIO
ANUAL
2014

Ativos Intangíveis

A gestão de ativos intangíveis representa um dos principais elementos de criação de valor no atual mundo dos negócios. Marca, capital humano, capital intelectual e infraestrutura, além das tecnologias nela aplicadas, são alguns dos ativos identificados pela Liquigás para manter sua competitividade e diferenciá-la perante seus clientes e demais públicos de relacionamento.

Por reconhecer que seus ativos intangíveis são parte integrante de seu capital e se constituem em relevante diferencial estratégico, a Liquigás provê todas as condições para seu desenvolvimento e proteção. Em relação à marca Liquigás diversas ações de marketing visam preservar e reforçar sua distinção perante os diferentes públicos de relacionamento da companhia (vide o item Marca e Ações de Marketing).

Nesse sentido, em 2014, a Liquigás passou a adotar o Sistema de Identidade da Marca Petrobras. A nova identidade foi desenvolvida para dar unidade e personalidade à comunicação de todo Sistema Petrobras. Ela está dividida em três aspectos: identidade visual, identidade verbal e identidade sonora. Com uso destes três componentes de forma consistente, busca-se criar identidade única para a marca Petrobras, contribuindo para fortalecer sua imagem e reputação, além de demonstrar integração e a disseminação da marca Petrobras presentes nos Valores e Visão da companhia.

Ainda em 2014, no que diz respeito à marca Liquigás, o elemento “Sol” foi retirado da identidade visual da companhia, incluindo os botijões e outros recipientes, onde deve permanecer apenas nos que foram adquiridos anteriormente ou ainda esteja em circulação, e caminhões de abastecimento a granel. O elemento “Sol” já havia sido retirado dos uniformes de empregados da Liquigás, bem como dos veículos e vestuários dos funcionários das revendas.

A Liquigás valoriza e incentiva os seus colaboradores para que estes desenvolvam e apliquem conhecimento de forma a agregar valor aos produtos e serviços. Com o objetivo de atender e superar as expectativas dos clientes, a Liquigás tem foco no estímulo à inovação e em capacitar sua força de trabalho.

Para estimular a equipe a engajar-se na busca de novas ideias, de modo a ampliar a competitividade sem perder de vista a Missão, a Visão e os Valores da Liquigás, a companhia conta com o Programa de Soluções Inovadoras da Liquigás. Criado em 2008, o programa tem o intuito de fortalecer nos colaboradores, os conceitos de empreendedorismo, inovação e criatividade como facilitadores do seu processo de melhoria contínua voltados para a competitividade e para a ampliação dos resultados. Em 2014, a Liquigás iniciou processo de melhoria do programa com um novo conceito e aprimoramento do sistema de registro e acompanhamento das ideias apresentadas.

Após analise das ações propostas no 1º Workshop de Marketing da Liquigás em 2013, onde o tema foi “O futuro do mercado de GLP por quem mais entende do assunto”, algumas iniciativas foram colocadas em prática ao longo de 2014 como, por exemplo, o projeto “Interatividade e consumidor em foco: uma receita de sucesso”.

Duas ações fizeram parte deste projeto:

Em termos de valorização do capital humano e reforço do capital intelectual, o incremento dos ativos intangíveis é apoiado, por exemplo, por sistemas de treinamento e capacitação de seus profissionais que promovem a gestão do conhecimento interno, criando impacto positivo direto sobre a produtividade, a qualidade e a inovação de produtos e serviços.

Do total de empregados efetivos, 92% (ou 2.924 empregados) passaram por treinamentos que totalizaram 94.784 horas – divididas em 10.204 participações em treinamentos, com investimento de R$ 1,3 milhão.

Um importante mecanismo utilizado é a Universidade Petrobras (UP), com a qual a Liquigás tem parceria. A cada ano, aumenta a procura pelos cursos da UP, o que mostra o interesse crescente dos funcionários e o êxito e o bom aproveitamento da parceria. Isso proporciona aos empregados da Liquigás novas oportunidades de desenvolvimento, amplia sua motivação e ainda permite maior sinergia e integração com as demais empresas do Sistema Petrobras.

Por valorizar o constante aprimoramento das rotinas e estratégias de trabalho, os esforços em oferecer treinamento não são restritos ao público interno. A companhia também tem desenvolvido diversas iniciativas para sua rede de revendas, buscando a excelência na gestão do negócio e no atendimento ao consumidor final.

Em 2014, foi lançada a 3ª Edição do Manual de Apoio à Gestão. O material tem o objetivo de orientar sobre as melhores práticas de gestão, além de melhorar e padronizar conceitos. Na atualização das informações, foram incluídos novos temas, como eSocial, Mídias Sociais, Sucessão Familiar e o Plano de Marketing Integrado Liquigás (Plano MIL).

Com isso, foram oferecidos aos revendedores da Liquigás os seguintes treinamentos ao longo de 2014:

Procap (Programa de Capacitação de Revendas Liquigás) – possui 10 módulos que visam assegurar um atendimento diferenciado aos consumidores, treinando o revendedor e sua equipe por meio de um material padronizado e de fácil entendimento. Este programa já atendeu mais de 70 mil empregados de revendedores.

DGR (Diagnóstico de Gestão de Revendas) – ferramenta desenvolvida com o objetivo de aprimorar a gestão das revendas Liquigás, de modo a obter melhores resultados e elevar o nível de competitividade da empresa.

Manual de Apoio à Gestão – em sua 3ª edição, conta com as principais informações para administração de uma revenda de GLP. Os empregados das áreas comerciais que atuam diretamente com os clientes receberam treinamentos sobre regras de defesa da concorrência, repassando conceitos acerca das práticas recriminadas pela Liquigás e caracterizadas na legislação antitruste. Todos os participantes receberam uma Cartilha de Orientação atualizada sobre Normas de Defesa da Concorrência.

No segmento Granel, ampliando o programa de treinamento e capacitação da equipe de vendas, foram incluídos cursos à distância, nos quais assistentes, consultores e a equipe técnica aprofundaram seus conhecimentos e habilidades.