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RELATÓRIO
ANUAL
2014

Sustentabilidade Corporativa

O conceito de sustentabilidade corporativa dentro da Liquigás se define como a forma de gestão integrada, ética e transparência nos negócios e atividades, na relação com seus stakeholders, bem como na concepção de produtos, serviços e no dia a dia de suas operações.

Para a Liquigás, os investimentos em ações sociais geram impactos positivos em suas atividades, ao mesmo tempo em que permitem a efetiva interação entre a companhia e a sociedade.

Em linha com as diretrizes e valores do Sistema Petrobras, as ações de responsabilidade socioambientais desenvolvidas pela Liquigás possuem aderência à sua atividade-fim. Considerando que uma das características do GLP é o fato do produto ser inflamável, ações educativas, para que a população manuseie os botijões com segurança, ganham importância.

Alinhada aos valores corporativos da Petrobras com relação à diversidade humana e cultural, e assentada no respeito às diferenças, na não discriminação e na igualdade de oportunidades, a companhia realizou no decorrer do ano diversas ações e campanhas que visaram reforçar tais princípios. Entre elas foram desenvolvidas ações destacando o Dia Internacional de Direitos Humanos, o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, e o Dia Internacional pelo Fim da Violência Contra as Mulheres.

Outras atividades de cunho social desenvolvidas em 2014 foram as ações de Voluntariado como a Campanha Inverno Solidário e Natal Solidário.

Projeto Chama Segura: programa de palestras educativas sobre o correto uso do GLP, desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e com a Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (Fundabom), direcionado ao consumidor doméstico residente em áreas de menor poder aquisitivo.

Em 2014, moradores assistiram às palestras ministradas por Bombeiros Educadores. Em que foram divulgadas instruções sobre a forma correta de se transportar, armazenar, manusear e instalar o botijão de gás, além de dicas de segurança e informações sobre a importância do consumidor identificar uma revenda legalizada de GLP para a compra do produto, garantindo a procedência, a segurança e a assistência técnica do botijão. Após as explicações, foram realizadas trocas gratuitas dos kits de gás (mangueiras, abraçadeiras e reguladores de pressão) vencidos ou em condições inadequadas de uso por componentes novos, em conformidade com as normas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Os kits novos são distribuídos mediante a entrega dos usados, garantindo assim que o material em estado inadequado seja destinado ao correto descarte e retirado do mercado.

Nesta temporada de 2014, aconteceu mais de 77 ações, em São Paulo, região metropolitana e interior, em comunidades com maior incidência de acidentes domésticos envolvendo o GLP, de acordo com as estatísticas do Corpo de Bombeiros. Lançado em março de 2011, o projeto beneficiou cerca de 54 mil pessoas e retirou de circulação mais de quatro toneladas de kits fora do prazo de validade (que é de 5 anos), ou em estado inadequado para o uso.

Parceria com o Ministério da Saúde: com o objetivo de unir esforços na promoção da saúde e bem-estar de seus funcionários e da sociedade, a Liquigás tem atuado na divulgação das campanhas de saúde pública em parceria com o Ministério da Saúde. Ao longo de 2014, a companhia atuou em diversas campanhas. A primeira delas foi a divulgação das medidas de combate à dengue por meio da campanha “Não dê tempo para a Dengue”, apresentando várias formas de prevenção. Utilizando os principais canais de comunicação, como website, Facebook, intranet e murais, a Liquigás alertou a força de trabalho e o público externo sobre os principais sintomas da doença e os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypt.

Também foi fortemente trabalhada a divulgação, para o público interno, do “Outubro Rosa” – campanha de conscientização sobre o câncer de mama – e do “Novembro Azul”, sobre o câncer de próstata. Adicionalmente, foram abordadas campanhas contra a AIDS, Doação de Órgãos e vacinação HPV, além de vacinação contra a gripe, disponibilizada a toda a força de trabalho da companhia. Foram realizadas ainda diversas ações internas na sede e nas unidades operacionais como o Bate-Papo diário, o Liquigás Informa e cartazes, dentre outras iniciativas, disseminando informações para o público interno e para o público em geral, por meio das redes sociais e do site.

Selo Empresa Amiga da Criança, da Fundação Abrinq: a Liquigás renovou em 2014 o ‘Selo Empresa Amiga da Criança’ da Fundação Abrinq – Save the Children. Pelo terceiro ano consecutivo a companhia conquista esse reconhecimento pelos compromissos assumidos na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Atualmente, o Selo Abrinq é estampado no verso da conta do serviço de Medição Individualizada para condomínios comerciais e residenciais e nas etiquetas dos botijões da Liquigás de 5, 8, 13, 20, 45, 90kg, LEV de 5 e 9kg.

Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: em sinergia com as empresas do Sistema Petrobras, a companhia participou das ações referentes ao Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foi divulgado ativamente o Disque 100 em seus canais de comunicação e promovidos bate-papos sobre o tema nas unidades. Com o mesmo objetivo, a Liquigás participou, com seus caminhões, de carreata em Brasília, contribuindo para divulgar essa importante ação de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Programa Siga Bem Criança: patrocinado pela Petrobras, a Liquigás integra o programa que também conta com a participação da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. A atuação da companhia envolve a conscientização de milhares de caminhoneiros sobre o combate à exploração sexual infanto-juvenil nas estradas brasileiras. Todos os caminhões da Liquigás são adesivados com o telefone do Disque Denúncia 100.

Declaração de Compromisso Corporativo no Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: a Liquigás, ao lado de outras três subsidiárias da Petrobras (Petrobras Distribuidora, Transpetro e Petrobras Biocombustível) assinou, em fevereiro de 2014, a Declaração de Compromisso Corporativo no Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. A iniciativa, uma parceria com a Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal, visa reforçar o compromisso das empresas do Sistema Petrobras em desenvolver ações para evitar a violência sexual de crianças e adolescentes nas suas cadeias produtivas, incluindo fornecedores e parceiros comerciais.

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd): em parceria com a Petrobras, a companhia levou 32 crianças e adolescentes do Proerd, programa preventivo da Polícia Militar que orienta crianças e adolescentes sobre riscos associados às drogas e à violência, para assistirem ao treino do 43º Grande Prêmio Petrobras do Brasil de Fórmula 1.

Em comemoração aos 21 anos do Proerd, em novembro, a Polícia Comunitária realizou o Encontro Técnico dos Instrutores e Tutores do Programa do Estado de São Paulo. O evento contou com a participação de 300 pessoas, dentre elas oficiais de ligação e instrutores com o objetivo de reciclagem de conhecimento, prestação de contas e metas para os próximos 5 anos. Durante o evento foi realizada a premiação das unidades que mais se destacaram na aplicação do programa.

Natal Luz de Gramado: evento tradicional já consolidado na região sul do país, é considerado o maior festival natalino da América Latina. Um dos grandes destaques do Natal Luz é o “Programa de Artes Cênicas Pedro Henrique Benetti”, iniciado em 2009, que visa utilizar a arte como forma de educação, oferecendo cursos gratuitos para os jovens da comunidade e oportunidade de trabalho nos espetáculos do Natal Luz. Este programa, bem como a ação de destinar ingressos para as crianças carentes feita pela Liquigás em parceria com a Prefeitura de Gramado, são contrapartidas sociais que fazem com que o Natal Luz esteja alinhado à política de Responsabilidade Social e Ambiental da companhia.

Pró-Equidade de Gênero e Raça: em 2014, a Liquigás assinou o termo de compromisso da 5ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. Com isso, a companhia renova seus compromissos com o tema, já que em outubro de 2011 aderiu à 4ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, formando um comitê específico para coordenar e acompanhar a execução de 21 ações propostas no Plano de Ação da Liquigás, que foram realizadas em aproximadamente 18 meses.

Além das ações destacadas acima, a Liquigás também mantém projetos voltados exclusivamente ao público interno, como:

Saúde, Meio Ambiente e Segurança

Crescimento econômico e competitividade, para a Liquigás, devem considerar sempre o meio ambiente. Por essa razão os programas de Saúde, Meio Ambiente e Segurança (SMS) são realizados de modo integrado pela companhia, priorizando a proteção da vida em todas as suas formas, conforme as melhores práticas do mercado e de acordo com os preceitos do Sistema Petrobras.

Exemplos de iniciativas, nesse sentido, são o aproveitamento das águas pluviais e o diagnóstico das emissões atmosféricas e o Projeto Efluente Zero, que tem como finalidade eliminar o descarte na natureza dos efluentes gerados nas unidades de engarrafamento da Liquigás, produzindo água para o reuso nos processos internos. Outro destaque é o fato de a Liquigás ter sido a primeira empresa a receber créditos da companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) pelo mecanismo de compensação de emissões por redução de poluentes provenientes de suas atividades.

Assim, a política de SMS promove a cultura de prevenção e de controle de riscos e contempla todas as exigências estabelecidas nas licenças ambientais. As operações da companhia preveem o tratamento de efluentes líquidos e de emissões, o adequado armazenamento e manuseio de seus produtos, bem como a redução da geração de resíduos.

Nos últimos anos a companhia tem realizado investimentos significativos na modernização das unidades operacionais. O objetivo é aumentar a confiabilidade das instalações, melhorar o atendimento aos seus clientes, minimizar as emissões atmosféricas do sistema de envase, bem como melhorar as condições de trabalho dos seus empregados. Em 2014, a Liquigás direcionou para área de SMS investimentos de cerca de R$ 2,6 milhões, aplicados em diferentes melhorias. Em novembro, o Diagnóstico de Gestão de SMS feito pela área de SMS da Petrobras mediu a aderência da Liquigás às 15 diretrizes de SMS do Sistema Petrobras. A partir do resultado dessa avaliação, a companhia preparou um plano de ação que prevê a adoção de novas práticas, com o intuito de fortalecer ainda mais a gestão desse tema.

Dentre as práticas a serem adotadas, destaca-se o Programa de Auditoria Comportamental, prática consolidada no Sistema Petrobras e considerada uma das ferramentas prioritárias na Gestão de SMS. Por meio de um método de observação e interação da liderança com a força de trabalho, a prática foca o comportamento dos empregados durante a realização de suas tarefas, buscando a conscientização e a melhoria contínua do desempenho em SMS.

Outra prática instituída é a da Inspeção Gerencial de SMS, que consiste em inspeções trimestrais feitas pelos Gerentes Operacionais de Áreas da Liquigás em todos os Centros Operativos sob sua responsabilidade. Os gerentes circulam as unidades avaliando as instalações com o objetivo de identificar e registrar, por meio de fotos, pontos fortes e oportunidades de melhoria nos aspectos de SMS, possibilitando a disseminação das boas práticas de SMS para outras unidades, bem como indicar a necessidade de tratar os desvios encontrados.

A companhia também passou a adotar uma métrica para avaliar individualmente a gestão de SMS nos Centros Operativos, por meio de um Painel de Gestão de SMS, composto por 14 indicadores englobando Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Gestão de SMS. A proposta é reconhecer as melhores unidades no final do ano, como mais uma forma de valorizar a gestão de SMS da companhia.

Saúde

Com ações voltadas para os funcionários, a Liquigás destacou, entre suas prioridades neste tema, a área da saúde ocupacional. Foi dada continuidade à ginástica laboral, com atividades que contam com a participação das áreas operacionais, administrativas, temporários e terceiros.

Com o objetivo de conscientizar e envolver os empregados com as questões de saúde e qualidade de vida, a Liquigás elabora Cartilhas de Saúde, com temas voltados para manutenção de hábitos saudáveis, cuidados com o corpo, atenção para a qualidade dos relacionamentos, tempo para lazer, etc.

A Campanha de Controle da Hipertensão Arterial foi realizada, mais uma vez, na sede da companhia, com o objetivo de orientar, esclarecer dúvidas e auxiliar no controle da hipertensão arterial e assim proporcionar melhoria na qualidade de vida dos empregados.

Com o objetivo de contribuir para o aumento dos estoques de sangue do Hemocentro da Santa Casa de São Paulo, foi realizada ainda a Campanha de Doação de Sangue, com participação voluntária dos empregados.

A essas iniciativas, somam-se o Programa Preventivo à Saúde incorporado ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, a Campanha de Vacinação contra a Gripe, a Campanha de Hidratação, a Campanha de Aleitamento Materno e a utilização de cinto abdominal pelos empregados cujas funções demandam o uso de força.

Meio Ambiente

A Liquigás instituiu um projeto que está gerando uma importante contribuição ambiental. O Projeto consiste na substituição da tinta de repintura de botijões em 82% das unidades operacionais da Liquigás que possuem engarrafamento por um novo produto contendo maior teor de sólidos e menor quantidade de solventes, que além de apresentar melhor rendimento, propicia a redução das emissões de compostos orgânicos voláteis na atmosfera e da geração de borra. Os Compostos Orgânicos Voláteis (COV’s) são compostos percursores na formação de ozônio que hoje é um dos principais poluentes do ar nos grandes centros urbanos. Assim, a implantação dessa tinta contribui para a redução da poluição e para a melhoria da qualidade do ar nas regiões dos Centros Operativos.

Em 2014, como parte do processo de modernização realizado no Centro Operativo de São Luís – MA, foi realizada a substituição das cabines de pintura de botijões por equipamentos dotados de cortina d’água, o que permite minimizar as emissões de materiais particulados para a atmosfera. Foi também realizada a substituição de carrossel mecânico por um carrossel eletrônico, otimizando o processo de envase, e realizada a troca das lanças telescópicas de carga e descarga com o devido ajuste na altura de trabalho, contribuindo favoravelmente às condições ergonômicas da atividade.

Outra ação foi a melhoria da gestão do consumo de energia elétrica, na qual foram mapeados e analisados os perfis das unidades para o efetivo monitoramento e controle do consumo da Liquigás, buscando adequar cada fornecimento à realidade local. Esta ação também conta com o constante desenvolvimento de trabalhos visando eficiência e a conservação de energia por meio da modernização das instalações a partir da utilização de máquinas, motores, sistemas de refrigeração e iluminação que empregam novas tecnologias e que garantem maior eficiência energética, com menor custo financeiro e redução do impacto ambiental.

Segurança

Os resultados dos esforços e investimentos da companhia em segurança são medidos pela Taxa de Ocorrências Registráveis (TOR), indicador estratégico adotado por todas as empresas do Sistema Petrobras. Essa taxa representa o número total de profissionais envolvidos em acidentes (fatalidades, acidentes com ou sem afastamento e casos de primeiros socorros) multiplicado por 1 milhão e dividido por homens-horas de exposição ao risco, abrangendo toda a força de trabalho. A TOR foi adotada em substituição ao indicador de Taxa de Frequência de Acidentados com Afastamento (TFCA) que foi medido pela última vez na Liquigás em 2014, quando atingiu 0,98, face ao limite de alerta de 0,7 estabelecido para o ano.

Considerando a evolução da TOR, taxa mais ampla, que abrange todos os níveis de ocorrência, tem-se que os processos estabelecidos e os cuidados preventivos adotados pela Liquigás tiveram resultado positivo. Em 2014, a TOR foi de 9,28, abaixo dos 10,7 definidos como Limite de Alerta para o ano. O indicador foi ainda 10,6% inferior à taxa apurada em 2013, e a mais baixa desde 2011, quando começou a ser medido.

Taxa de Ocorrências Registráveis (TOR)

Gráfico Taxa de Ocorrências Registráveis (TOR)

A Liquigás vem atuando e se planejando para a melhoria contínua dos processos e o fortalecimento da cultura de SMS dentro da companhia. Nesse sentido foi realizado o “Encontro de Planejamento da GESMS 2014”, evento que reuniu a equipe da Gerência Geral de Engenharia, Segurança, Meio-ambiente e Saúde e gestores de diferentes áreas. Além da análise das realizações de 2013, foram apresentadas durante o Encontro, as metas e desafios de 2014, com um trabalho de integração e desenvolvimento da equipe.

Também foi realizado, em 2014, o VI Encontro Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho, importante fórum para alinhamento de conceitos e disseminação das melhores práticas com foco na Gestão de SMS das unidades operacionais. O evento representa também uma oportunidade para alinhar e uniformizar as práticas e as informações relacionadas ao assunto. Durante o Encontro, foram conhecidos os vencedores do Programa de Reconhecimento de Boas Práticas em SMS nas Unidades Operacionais 2014.

O permanente compromisso da Liquigás com a saúde ocupacional e a segurança de sua força de trabalho teve um importante reconhecimento em 2014. O CO de Capuava foi auditado pela Control Union Certifications para a verificação do protocolo de certificação nas áreas de Saúde e Segurança Ocupacional – SMETA (Sedex Member Ethical Trading Audit). Segundo a certificadora, a Liquigás obteve um dos melhores resultados entre todas as empresas que já foram certificadas na norma SMETA, demonstrando que o sistema de gestão de saúde ocupacional e segurança na companhia são conduzidos de forma responsável, baseado em uma cultura sustentada por padrões de excelência operacionais.