Página anterior Próxima página

RELATÓRIO
ANUAL
2014

Glossário

Abrasca: Associação Brasileira das Companhias Abertas.

ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis: órgão regulador do setor de petróleo e gás natural no Brasil criada pela Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1997, como autarquia especial vinculada ao Ministério de Minas e Energia.

CAGR: Compounded Annual Growth Rate. Refere-se à Taxa Composta de Crescimento Anual.

Capex ou Capital Expenditures: Gastos ou investimentos de capitais ocorridos quando uma empresa investe na compra, melhoramento, desenvolvimento ou extensão da vida de ativos físicos, tais como infraestruturas, equipamento, sistemas, propriedades, etc., que tenham um período de vida útil (produzam benefícios) superior ao exercício (um ano).

Central de GLP: Área delimitada em clientes que contém os recipientes(reservatórios) transportáveis ou estacionários e acessórios, destinados ao armazenamento de GLP para consumo próprio.

CO ou Centro Operativo: Unidade industrial cuja finalidade principal consiste na armazenagem, engarrafamento, movimentação, comercialização e distribuição de GLP, nas modalidades envasado e granel.

Derivativo: Valor mobiliário cuja valoração e característica de negociação têm como base o preço ou a cotação de um ativo ao qual está vinculado e lhe serve de referência (ações, moedas, taxas de juros, mercadorias e até recebíveis).

Operações com derivativos: Operações financeiras que servem como mecanismos de proteção para o capital da empresa.

Direcionadores estratégicos: Orientações que detalham as estratégias, definindo como a empresa deve se posicionar para criar vantagens competitivas frente aos seus concorrentes.

EBITDA ou Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization: Lucro operacional antes do resultado financeiro, impostos, depreciação e amortização.

Estratégia Corporativa: Estratégia que define o escopo da empresa em termos da forma como ela compete e dos focos de desempenho e de aplicação de recursos.

GLP – Gás Liquefeito de Petróleo: Compostos orgânicos, chamados hidrocarbonetos, constituídos de carbono e hidrogênio, obtidos principalmente da destilação do petróleo. É mais conhecido, em sua aplicação doméstica, como gás de cozinha. Tem aplicação também em diversos setores industriais, comerciais e agrícolas.

Gás Natural: Fonte energética de origem fóssil derivado de uma mistura de hidrocarbonetos leves. É extraído de rochas porosas localizadas no subsolo marinho ou terrestre, e pode estar associado ou não ao petróleo. Em condições normais de pressão e temperatura, permanece no estado gasoso.
Não tem cor ou cheiro, e, por questões de segurança, é odorizado para ser distribuído.

Governança Corporativa: Relação entre agentes econômicos (acionistas, executivos, conselheiros) com capacidade de influenciar/determinar a direção e o desempenho das corporações. A boa governança corporativa garante aos sócios equidade, transparência e responsabilidade pelos resultados.

Hedge: Cobertura, proteção, salvaguarda. Posição ou combinação de posições financeiras de uma empresa adotada para reduzir riscos em transações comerciais.

Missão: Os propósitos, a razão de ser e os compromissos essenciais de uma empresa, como base de sua constituição estratégica.

PAN: Plano Anual de Negócios.

PE: Plano Estratégico.

PNG: Plano de Negócios e Gestão.

Procop: Programa de Otimização de Custos Operacionais é uma das 5 ações estruturantes que representam as bases do Plano de Negócios e Gestão que contribuem para o aumento da lucratividade tendo como objetivos principais aumentar a geração de caixa, a produtividade das atividades operacionais e reforçar o modelo de gestão voltado para eficiência em custos, em alinhamento com a Petrobras.

Revendedor de GLP: Estabelecimento autorizado pela ANP responsável pela atividade de revenda de GLP.

Sinpep: Sistema Integrado de Padronização Eletrônica da Petrobras.

SMS: Saúde, Meio Ambiente e Segurança.

Stakeholder: designa todos os segmentos e usuários que influenciam ou são influenciados pelas ações de uma organização.

TFCA: Taxa de frequência de acidentes com afastamento.

TOR: Taxa de ocorrências registráveis – número total de profissionais envolvidos em acidentes (fatalidades, acidentes com ou sem afastamento e casos de primeiros socorros) multiplicado por 1 milhão e dividido por homenshoras de exposição ao risco.

TI: Tecnologia da informação.

Valores: Normas, princípios ou padrões culturais estabelecidos para o alcance da Missão e da Visão definidos pelo Planejamento Estratégico.

Visão: Orientação para se alcançar o posicionamento expresso pela Visão de Futuro. É a imagem da situação desejada pela empresa dentro de um prazo estabelecido.